Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

8.6.15

Pão Preguiça

Aqui pela quinta temos a sorte de nos entregarem o pão à porta. Todos os dias de semana e ao Sábado, pão do bom, fresquinho à nossa porta todas as manhãs. E depois chega o Domingo e vamos à porta e não há pão... Daí comecei a pesquisar por uma receita de pão que fosse boa e não desse muito trabalho e descobri uma receita já famosa do chamado "No knead bread" - Pão que não é preciso amassar ou como chamamos cá em casa - Pão Preguiça.
Experimentei a medo, confesso... Mas o resultado superou as minhas expectativas. O sabor é muito bom, a massa é fofa e a crosta de cima fica bem crocante. Uma agradável surpresa.
Agora todos os sábados à noite, antes de me deitar, misturo num alguidar 420gr de farinha de trigo, 80gr de farinha de centeio ou de aveia ou de trigo sarraceno (o que tiver em casa), meio pacote de fermento fermipan e uma colher de chá de sal fino. Faço o tradicional buraco no meio, e junto 420ml de água tépida. Misturo com uma colher de pau (só juntar as coisas não é preciso bater nem nada), tapo com uma toalha limpa e vou dormir. No Domingo de manhã quando acordo, ligo o forno a 200º com um tacho de barro dentro (também pode ser um pirex ou qualquer outro utensílio que possa ir ao forno) e enquanto isso retiro a massa do alguidar e coloco na bancada (bem enfarinhada porque a massa é bastante húmida) e dou-lhe a forma que quero sem amassar e deixo repousar mais 15/20 minutos (ou o tempo necessário para tomar o duche matinal e me vestir). Passado este tempo é só retirar do forno o tacho ( cuidado que vai estar super quente) e colocar dentro a massa em forma de bola e voltar a colocar no forno por mais 30 ou 40 minutos. Se o tacho tiver tampa basta deixar a tampa colocada nos primeiros 20 minutos e destapar os últimos 10 minutos até ficar com uma crosta dourada, mas como o nosso tacho não têm tampa acrescentei uma chávena grande de água num tabuleiro no fundo do forno durante a cozedura do pão para manter a humidade, que é o que faz o pão ficar bem crocante por fora e fofo por dentro. Quando estiver com a cor desejada é só retirar do forno, desenformar e tentar resistir 20 minutos antes de partir e devorar quentinho com manteiga...






2 comentários:

  1. Óptimo aspecto, o deste pão preguiça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Tem que experimentar lá na sua quinta...

      Eliminar