Bem-Vindos!

Setubal, Portugal
Este blog fala sobre a nossa familia e a transição para uma vida mais simples e em harmonia com a Natureza enquanto tentamos construir a quinta dos nossos sonhos. Obrigada por nos acompanhares no nosso caminho!

18.8.13

Iogurte Caseiro

Aos Domingos cá em casa é dia de iogurte.
Geralmente faço iogurte simples natural e açucarado e depois cada um junta o que quer, ou não junta nada e come só assim.
É mesmo muito simples de fazer e muito melhor que os de compra e fica muito mais barato.

Para fazer cerca de 1l de iogurte basta aquecer 1 litro de leite (costumo utilizar um da agros biológico que existe à venda nos hipermercados) junto com meia vagem de baunilha (que encomendo daqui) e 1 pau de canela.   


Deixa-se aquecer o leite em lume brando até começar a fazer espuma mas sem deixar ferver.


Depois retira-se do lume e deixa-se arrefecer até aos 37º. Que para quem como eu não tem termómetro é até ficar morno o suficiente para ao colocarmos o dedo dentro sentirmos quente mas aguentarmos sem queimar.



Entretanto enquanto se espera que o leite arrefeça esteriliza-se o pote em que se vai colocar o iogurte.
Na verdade eu não esterilizo os frascos, apenas os lavo muito bem na máquina da loiça e enquanto o leite está ao lume deito-lhes água quente dentro e deixo ficar até colocar o iogurte. Isto ajuda a que o frasco esteja a uma temperatura semelhante à do iogurte.


Quando finalmente o leite atinge a temperatura desejada junta-se um iogurte natural (costumo comprar igual ao leite da agros biológico) e mexe-se bem mas sem bater.
É nesta altura que podemos juntar as outras coisas que quisermos, mel, raspas chocolate ou açúcar.
 

Depois é só deitar para dentro do frasco,


e embrulhar num cobertor quentinho dentro de um saco térmico até ao outro dia de manhã.


Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário